segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ciberespaço

O ciberespaço é o espaço ou território construído a partir da internet, que constrói uma rede mundial na qual estamos interligados, trocamos dados,, opiniões, nos relacionamos. Esse novo espaço transforma as comunicações, diminui distâncias e modifica às relações temporais. Permite que nos movimentemos em poucos minutos ao redor do mundo e que nos relacionemos com pessoas variadas e de várias culturas.
A rede pode ter vários problemas, que inclui o fato de nem sempre as informações trocadas serem reais, mas para Lévy Pierre (1996) não há como evitar. Segundo o autor a virtualização é uma realidade e não afetas mais apenas os processos de comunicação, mas questões econômicas, coletivas, nossa sensibilidade e o exercício da nossa inteligência. O ciberespaço é um novo espaço de desenvolvimento que não pode ser evitado. Em uma entrevista ( clique aqui ) o autor comenta que o Ensino a distância é um fato e que o uso das tecnologias não é exclusivo desta modalidade de ensino. No mundo atual elas estão ocupando a sala de aula presencial.
O autor coloca que: o ciberespaço além de abrigar uma diversidade de material de comunicação, abriga também um novo espaço de desenvolvimento, um universo de informações, e de seres humanos que trafegam e inserem dados nesse universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário